Corpo Docente

Eixo 1: Espaço e Ecologia Política

Angelica Carvalho Di Maio

Angelica Carvalho Di Maio

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e doutorado em Geografia (Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora associada no Departamento de Análise Geoambiental. Desenvolve pesquisa e extensão na área de Geociências e Meio Ambiente, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informações geográficas, sensoriamento remoto e cartografia na educação.
Christy Ganzert Gomes Pato

Christy Ganzert Gomes Pato

Christy Pato é Doutor em Filosofia e Mestre em Ciência Política, ambos pela Universidade de São Paulo – USP, e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professor do Departamento de Ciência Política da UFF. Atua nas áreas de Filosofia, Economia e Teoria Política.
Daniel de Mello Sanfelici

Daniel de Mello Sanfelici

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Doutorado no Center for Place, Culture and Politics (CUNY/Graduate Center/EUA) (2010-11). Foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense em 2014 (Capes/PNPD) e no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés (LATTS), Université Paris-Est, em 2015 (Capes). Atualmente, é professor do Departamento de Geografia. Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos urbanos e geografia econômica, com ênfase nos seguintes temas: atores e dinâmicas do mercado imobiliário urbano, políticas de ordenamento territorial, fontes e estruturas de financiamento à produção imobiliária urbana e modelos de governança das cidades.

Javier Walter Ghibaudi

Javier Walter Ghibaudi

Possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001). É mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, é professor associada da Faculdade de Economia. Atua principalmente nos seguintes temas: economia política e desenvolvimento econômico, pensamento econômico, cooperativismo e economia urbana e regional.

Roldan Petros Muradian Sarache

Roldan Petros Muradian Sarache

Possui doutorado em Ciencias Ambientales – Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (2002). Atualmente é professor na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: payments for ecosystem services, trade and the environment, environmental governance, globalization e migration.
Valter do Carmo Cruz

Valter do Carmo Cruz

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado (2006) e doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (2011). É professor associado do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: Movimentos sociais, identidades coletivas e direito territoriais (as lutas pela terra, pelo território e por reapropriação social da natureza); Ecologia política: território, conflitos e lutas por justiça ambiental/territorial; Geografia, giro descolonial e epistemologias do sul; Amazônia.

Eixo 2: Geopolítica, Leis e Direitos

Eduardo Heleno de Jesus Santos

Eduardo Heleno de Jesus Santos

Possui graduação em Jornalismo (2006), mestrado em Ciência Política (2009) e doutorado em Ciência Política (2015) pela Universidade Federal Fluminense. Foi correspondente freelancer do jornal espanhol El Mundo (2009-2010), e trabalhou no bureau regional da McClatchy Newspapers/Miami Herald no Rio de Janeiro (2005-2007). É professor adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos Elabora e orienta pesquisas nos seguintes temas: forças armadas e sociedade, história do jornalismo, ditadura militar, políticas públicas de defesa, relações internacionais e integração sul-americana.
Enzo Bello

Enzo Bello

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Ciências Jurídicas pela PUC-Rio. É doutor em Direito pela UERJ, com estágio de pós-doutorado em Direito pela UNISINOS e estágio de pós-doutorado em Serviço Social pela UFRJ. É professor associado 1 da Faculdade de Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Metodologia da Pesquisa, Teoria do Estado e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, direito à cidade e constitucionalismo latino-americano.

Fabio Domingues Waltenberg

Fabio Domingues Waltenberg

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Atualmente, realiza pós-doutorado na Cátedra de Desigualdades do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Coordena a equipe brasileira envolvida na avaliação do programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá. Sua pesquisa se concentra em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação e transferência de renda.

Fabio Reis Mota

Fabio Reis Mota

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2001. É mestre em Antropologia pela UFF (2003) e doutor em Antropologia pela mesma instituição (2009), com estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Jurídica e Politica. Suas pesquisas estão voltadas para a análise dos processos de demandas de direitos e reconhecimento a partir de reivindicações de “identidades diferenciadas” através de uma abordagem comparativa.

Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva

Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1991) e em Língua Inglesa pela University of Cambridge (1990). É doutora (2003) e mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. É professora associada da Faculdade de Direito. Tem interesse investigativo nas áreas temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade; administração de conflitos, cultura jurídica, jurisdição constitucional e democracia; justiça administrativa, formação da decisão judicial e análise jurisprudencial; gramática da decisão judicial; análise do discurso jurídico, processo e práticas processuais, princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade jurídica; estado democrático de direito e acesso à justiça e ao direito e ao devido processo legal; constitucionalismo norte-americano e culturas jurídicas em perspectiva comparada.

Helena Carla Castro

Helena Carla Castro

Possui graduação em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Química Biológica pela UFRJ (1996) e doutorado (2000) pela UFRJ (com período sanduíche na Universidade da Califórnia, Estados Unidos). Realizou pós-doutoramento na área de Farmacologia, também na UFRJ. É professora titular do Instituto de Biologia Tem experiência na área de Microbiologia e Parasitologia aplicada, Modelagem Molecular e Bioquímica Farmacológica com ênfase em Estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos a antimicrobianos e antiparasitários. Atua, ainda, na área de ensino, principalmente nos seguintes temas: microbiologia aplicada, modelagem molecular de alvos terapêuticos (enzimas/receptores), inibidores (antitrombóticos, antibióticos e antiparasitários) e complexos protéicos, divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas).

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (1994) e doutorado em Ciências – Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2000), com pós-doutorado na London School of Economics and Political Science. Atualmente, é professora titular da Escola de Serviço Social. Trabalha com políticas sociais no Brasil e em nível internacional.

Norberto Osvaldo Ferreras

Norberto Osvaldo Ferreras

Possui graduação em História pela Universidad Nacional de Mar del Plata (1991, Argentina), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2001), tendo realizado dois estágios pós-doutorais na Harvard University (EUA), vinculado à Weatherhead Initiative on Global History, em 2014 e 2020. Atualmente, é professor associado do Instituto de História. Tem experiência na área de História, com ênfase na História da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de trabalho, trabalhadores e movimentos sociais.

Rafael Mario Iorio Filho

Rafael Mario Iorio Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em licenciatura plena em Educação Artística- Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (2002), graduação em Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música- Centro Universitário (2008), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006), doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2009) e doutorado em Letras Neolatinas – Língua Italiana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Direito. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Ciência Política no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (2014). Atua nas áreas de Direito, Ciência Política e Letras, com ênfase nas relações entre discurso, Direito e Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: jurisdição constitucional, processo, metodologia jurídica, análise do discurso e teorias da linguagem.

Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva

Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1996) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (1998), e especialização em Direito pela Universidade de Brasília (1999). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (como Gastforscher) no Forschungsinstitut für Öffentliche Verwaltung Speyer (2006-2007). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Direito e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2a Região. Atua principalmente nas seguintes linhas: eficácia da jurisdição externa; execução contra a Fazenda Pública; inovações na gestão dos órgãos de justiça administrativa; justiça administrativa e fortalecimento do Estado de Direito; cooperação jurídica internacional; acesso à justiça e efetividade do processo.

Roberta Rodrigues Marques da Silva

Roberta Rodrigues Marques da Silva

Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC-Minas (2005), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Ciência Política. Desenvolve pesquisa nas áreas de política internacional, política comparada e conflitos e coalizões políticas.

Tâmis Peixoto Parron

Tâmis Peixoto Parron

Tâmis Parron é professor do Instituto de História e especialista na história da escravidão e do capitalismo. Escreveu A política da escravidão no Império do Brasil (Civilização Brasileira, Prêmio Jabuti para melhor obra de Ciências Humanas, 2012) e, em coautoria, Escravidão e Política: Brasil e Cuba (Hucitec, 2010), traduzido para o inglês como Slavery and Politics: Brazil and Cuba (University of New Mexico Press, 2016). Editou Cartas a favor da escravidão (Hedra, múltiplas edições) e organiza a Coleção Narrativas da Escravidão (Hedra, 2020). É membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais.

Eixo 3: Culturas, Identidades e Linguagens

Adilson Vaz Cabral Filho

Adilson Vaz Cabral Filho

Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda (1992), pela Universidade Federal Fluminense, além de mestrado e doutorado em Comunicação Social (1995 e 2005), pela Universidade Metodista de São Paulo. Fez pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Atualmente é professor titular vinculado ao Departamento de Comunicação Social. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações.

Andrea Brito Latgé

Andrea Brito Latgé

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989). Atualmente é professora titular do Instituto de Física e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, e Inovação da UFF. Sua área de atuação principal é Teoria da Matéria Condensada, na qual estuda propriedades eletrônicas e de transporte de sistemas nanoestruturados a base de Carbono e nanofitas de grafeno.

Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). É professora adjunta vinculada ao Departamento de Imunobiologia. Possui experiência como pesquisadora em duas áreas: Imunologia, desenvolvendo um modelo animal para o estudo da alergia alimentar, e Educação de Ciências e Biologia, desenvolvendo métodos e técnicas de aprendizagem e de estímulo à criatividade através da geração de modelos educacionais. Pesquisa também a influência da educação não formal sobre a educação formal no âmbito do ensino de Ciências.
Giselle Martins Venancio

Giselle Martins Venancio

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Atuou como professora/pesquisadora visitante nas seguintes instituições: Universidade de Coimbra (Patrimônios de Influência Portuguesa – 2020); École des Hautes Études en Sciences Sociales (2017); e na Universidade de Évora (pela Fundação Calouste Gulbenkian – 2007). É professora associada do Departamento de História. Suas pesquisas se concentram na área de historiografia e nos temas da produção e circulação de impressos, coleções, livros, leituras e escritas de viagem.
Joel Austin Windle

Joel Austin Windle

Possui graduação em Letras (2001) e Educação (2002) pela Universidade de Melbourne, e é doutor em Educação em cotutela pelas Universidades de Melbourne e Bourgogne (2008). Atualmente é professor vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras. Sua produção acadêmica tem como foco a desigualdades sociais e étnico-raciais em espaços periféricos, novos estudos de letramentos, e educação intercultural.
Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1997), com realização de pós-doutorado na Universidad de Alcalá de Henares, Espanha (2008). Atualmente, é professora titular do Instituto de Letras e superintendente de Relações Internacionais da UFF. Atua principalmente nos seguintes temas: ensaio latino americano, literatura de testemunho, relações literárias e culturais na América Latina.
Mônica Maria Guimarães Savedra

Mônica Maria Guimarães Savedra

Possui bacharelado e licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004). Atualmente é professora do Instituto de Letras, onde desenvolve pesquisas e orienta na área de sociolinguística, com ênfase na área de contato linguístico, com especial atenção para línguas de imigração, no âmbito da temática de bilinguismo/bilingualidade, plurilingusmo/plurilingualidade e línguas pluricêntricas.
Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1992), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Antropologia pela Boston University (2002). Atualmente, é professor associado do Departamento de Antropologia, coordenando o Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) da UFF. Tem pesquisas etnográficas com ênfase nos seguintes temas: antropologia do Islã, peregrinações, territórios sagrados, xiismo, sufismo, nacionalismo e etnicidade, impacto das revoluções árabes, diásporas árabes.
Rachel Bertol Domingues

Rachel Bertol Domingues

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (1993), mestrado em Comunicação e Cultura (2003) e doutorado em Comunicação e Cultura (2016) – com período sanduíche na Universidade de Princeton (EUA) – todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social. Como jornalista, atua no mercado desde 1992 e especializou-se na cobertura de livros, literatura e cultura. Também tem experiência na área de Economia (macroeconomia e mercado financeiro) e em cobertura de política Internacional. Interessa-se pela história dos meios, teoria das mídias, práticas jornalísticas e circuitos editoriais.
Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é professor adjunto vinculado ao departamento de Computação de Rio das Ostras. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade e inclusão, educação a distância, informática na educação e engenharia de software aplicada à educação.

Atividades em Língua Estrangeira

Cíntia Regina Lacerda Rabello

Cíntia Regina Lacerda Rabello

É bacharel (1996) e licenciada (1999) em Letras, com mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde (2007) e doutora em Linguística Aplicada, com período de estágio na Open University (Inglaterra). Atualmente é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de língua inglesa, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; formação inicial e continuada de professores, tecnologias digitais em educação, aprendizagem de línguas mediada por tecnologias digitais (CALL), e educação digital. Também é membro da rede de coaprendizagem Colearn e da RRI Data da Open University.

Joel Austin Windle

Joel Austin Windle

Possui graduação em Letras (2001) e Educação (2002) pela Universidade de Melbourne, e é doutor em Educação em cotutela pelas Universidades de Melbourne e Bourgogne (2008). Atualmente é professor vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras. Sua produção acadêmica tem como foco a desigualdades sociais e étnico-raciais em espaços periféricos, novos estudos de letramentos, e educação intercultural.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Possui graduação em Letras (1987), especialização em Língua e Literatura Francesa (1989), mestrado em Letras (2002), na área de Política Linguística e Ensino de LE e doutorado na área de Estudos da Linguagem (2006). Fez estágios de formação pedagógica na Université de Montréal e na École Azurlingua. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de políticas linguísticas, educação bilíngue e de contato linguístico e sociolinguística.

Paulo Antonio Pinheiro Correa

Paulo Antonio Pinheiro Correa

É professor de língua espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, com mestrado e doutorado em Linguística e pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência nas áreas de Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente em Linguística Contrastiva e Interface cognição-sintaxe, na descrição do espanhol e do português.

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