Eixo 1: Espaço e Ecologia Política
Angelica Carvalho Di Maio
Christy Ganzert Gomes Pato
Daniel de Mello Sanfelici
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Doutorado no Center for Place, Culture and Politics (CUNY/Graduate Center/EUA) (2010-11). Foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense em 2014 (Capes/PNPD) e no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés (LATTS), Université Paris-Est, em 2015 (Capes). Atualmente, é professor do Departamento de Geografia. Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos urbanos e geografia econômica, com ênfase nos seguintes temas: atores e dinâmicas do mercado imobiliário urbano, políticas de ordenamento territorial, fontes e estruturas de financiamento à produção imobiliária urbana e modelos de governança das cidades.
Javier Walter Ghibaudi
Possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001). É mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, é professor associada da Faculdade de Economia. Atua principalmente nos seguintes temas: economia política e desenvolvimento econômico, pensamento econômico, cooperativismo e economia urbana e regional.
Roldan Petros Muradian Sarache
Eixo 2: Geopolítica, Leis e Direitos
Eduardo Heleno de Jesus Santos
Enzo Bello
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Ciências Jurídicas pela PUC-Rio. É doutor em Direito pela UERJ, com estágio de pós-doutorado em Direito pela UNISINOS e estágio de pós-doutorado em Serviço Social pela UFRJ. É professor associado 1 da Faculdade de Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Metodologia da Pesquisa, Teoria do Estado e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, direito à cidade e constitucionalismo latino-americano.
Fabio Domingues Waltenberg
Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Atualmente, realiza pós-doutorado na Cátedra de Desigualdades do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Coordena a equipe brasileira envolvida na avaliação do programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá. Sua pesquisa se concentra em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação e transferência de renda.
Fabio Reis Mota
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2001. É mestre em Antropologia pela UFF (2003) e doutor em Antropologia pela mesma instituição (2009), com estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Jurídica e Politica. Suas pesquisas estão voltadas para a análise dos processos de demandas de direitos e reconhecimento a partir de reivindicações de “identidades diferenciadas” através de uma abordagem comparativa.
Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1991) e em Língua Inglesa pela University of Cambridge (1990). É doutora (2003) e mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. É professora associada da Faculdade de Direito. Tem interesse investigativo nas áreas temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade; administração de conflitos, cultura jurídica, jurisdição constitucional e democracia; justiça administrativa, formação da decisão judicial e análise jurisprudencial; gramática da decisão judicial; análise do discurso jurídico, processo e práticas processuais, princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade jurídica; estado democrático de direito e acesso à justiça e ao direito e ao devido processo legal; constitucionalismo norte-americano e culturas jurídicas em perspectiva comparada.
Helena Carla Castro
Possui graduação em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Química Biológica pela UFRJ (1996) e doutorado (2000) pela UFRJ (com período sanduíche na Universidade da Califórnia, Estados Unidos). Realizou pós-doutoramento na área de Farmacologia, também na UFRJ. É professora titular do Instituto de Biologia Tem experiência na área de Microbiologia e Parasitologia aplicada, Modelagem Molecular e Bioquímica Farmacológica com ênfase em Estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos a antimicrobianos e antiparasitários. Atua, ainda, na área de ensino, principalmente nos seguintes temas: microbiologia aplicada, modelagem molecular de alvos terapêuticos (enzimas/receptores), inibidores (antitrombóticos, antibióticos e antiparasitários) e complexos protéicos, divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas).
Pedro Aguiar Lopes de Abreu
Pedro Aguiar é jornalista e pesquisador com foco em agências de notícias, comunicação internacional e mídia no Sul Global. É professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense. É doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua tese de doutorado de 2018 sobre as agências de notícias do Sul Global recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira de Pesquisa em Jornalismo. Pedro é membro do Laboratório de Estudos de Mídia e Relações Internacionais (LEMCRI) da UERJ/UFRJ.
Rafael Mario Iorio Filho
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em licenciatura plena em Educação Artística- Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (2002), graduação em Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música- Centro Universitário (2008), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006), doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2009) e doutorado em Letras Neolatinas – Língua Italiana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Direito. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Ciência Política no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (2014). Atua nas áreas de Direito, Ciência Política e Letras, com ênfase nas relações entre discurso, Direito e Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: jurisdição constitucional, processo, metodologia jurídica, análise do discurso e teorias da linguagem.
Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1996) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (1998), e especialização em Direito pela Universidade de Brasília (1999). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (como Gastforscher) no Forschungsinstitut für Öffentliche Verwaltung Speyer (2006-2007). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Direito e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2a Região. Atua principalmente nas seguintes linhas: eficácia da jurisdição externa; execução contra a Fazenda Pública; inovações na gestão dos órgãos de justiça administrativa; justiça administrativa e fortalecimento do Estado de Direito; cooperação jurídica internacional; acesso à justiça e efetividade do processo.
Tâmis Peixoto Parron
Tâmis Parron é professor do Instituto de História e especialista na história da escravidão e do capitalismo. Escreveu A política da escravidão no Império do Brasil (Civilização Brasileira, Prêmio Jabuti para melhor obra de Ciências Humanas, 2012) e, em coautoria, Escravidão e Política: Brasil e Cuba (Hucitec, 2010), traduzido para o inglês como Slavery and Politics: Brazil and Cuba (University of New Mexico Press, 2016). Editou Cartas a favor da escravidão (Hedra, múltiplas edições) e organiza a Coleção Narrativas da Escravidão (Hedra, 2020). É membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais.
Eixo 3: Culturas, Identidades e Linguagens
Adilson Vaz Cabral Filho
Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda (1992), pela Universidade Federal Fluminense, além de mestrado e doutorado em Comunicação Social (1995 e 2005), pela Universidade Metodista de São Paulo. Fez pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Atualmente é professor titular vinculado ao Departamento de Comunicação Social. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações.
André Cabral de Almeida Cardoso
É licenciado e bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com especializações em português e inglês e tradução. Mestre em literatura brasileira pela PUC-Rio e doutor em Literatura Comparada pela New York University. Atualmente é professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Federal Fluminense e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: romance sentimental, romance brasileiro, literatura contemporânea em língua inglesa, ficção científica, o gótico e a distopia como vertentes literárias, e o imaginário apocalíptico, num viés de comparação histórica.
Andrea Brito Latgé
Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989). Atualmente é professora titular do Instituto de Física e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, e Inovação da UFF. Sua área de atuação principal é Teoria da Matéria Condensada, na qual estuda propriedades eletrônicas e de transporte de sistemas nanoestruturados a base de Carbono e nanofitas de grafeno.
Andressa Cristina Molinari
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período de doutorado sanduíche na Universidade da Georgia (UGA), mestre em Estudos da Linguagem (UEL), e especialista em formação de professores de línguas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui licenciatura em Letras Estrangeiras Modernas-Inglês (UEL), e Pedagogia (UEL). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do CITE (Writing Center UFF). Seus interesses de pesquisa incluem a formação de professores de línguas e educação bilíngue, políticas de internacionalização do ensino superior e práticas bi/multilíngues. Possui vasta experiência como professora do magistério, atuando principalmente no ensino fundamental e médio, como coordenadora de programas institucionais e como professora e do magistério superior.
Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
Livia Maria de Freitas Reis Teixeira
Mônica Maria Guimarães Savedra
Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto
Rachel Bertol Domingues
Telma Cristina de Almeida Silva Pereira
Possui graduação em Letras (1987), especialização em Língua e Literatura Francesa (1989), mestrado em Letras (2002), na área de Política Linguística e Ensino de LE e doutorado na área de Estudos da Linguagem (2006). Fez estágios de formação pedagógica na Université de Montréal e na École Azurlingua. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de políticas linguísticas, educação bilíngue e de contato linguístico e sociolinguística.
Eixo 4: Sustentabilidade e Futuro Verde
Carla Regina Alves Carvalho
Docente no Departamento de Geoquímica da UFF, coordenadora do Laboratório de Radiocarbono LAC-UFF. Atua como pesquisadora permanente nos programas de pós-graduação em Física e Geoquímica. Tem experiência na área de Física Nuclear Aplicada com atuação multidisciplinar em Geocronologia, Mudanças Paleoambientais, Traçadores Radioativos, Radioecologia, Radioatividade Natural, Radioproteção Ambiental, Determinação da Fração Biogênica por 14C-AMS, Contaminação por Combustíveis Fósseis e Microplásticos. Recentemente vêm desenvolvendo projetos na área de avaliação da contaminação ambiental com propostas para o monitoramento e recuperação do meio ambiente, com base em ações práticas de quantificação da contaminação e propostas de soluções para problemas ambientais em prol do desenvolvimento sustentável.
Kita Chaves Damasio Macario
Professora do Departamento de Física e vice-diretora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Física Nuclear Aplicada, Geocronologia, Zooarqueologia, principalmente voltada para a datação de carbono 14 por espectrometria de massa com aceleradores, traçadores e indicadores geoquímicos. Dentre as pesquisas desenvolvidas recentemente destacam-se: o estudo de sítios arqueológicos brasileiros, estudos voltados para reconstrução do paleoambiente, incluindo curvas de nível relativo do mar, vegetação e clima pretéritos, dinâmica oceânica costeira, e incêndios ocorridos na Amazônia, além de estimativas de fração renovável de biocombustíveis e bioplásticos. Sua atuação é essencialmente multidisciplinar, buscando agregar as mais diversas áreas da pesquisa em temas que permeiam a conservação do Patrimônio Cultural e Natural de nosso planeta.
Atividades em Língua Estrangeira
Cíntia Regina Lacerda Rabello
É bacharel (1996) e licenciada (1999) em Letras, com mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde (2007) e doutora em Linguística Aplicada, com período de estágio na Open University (Inglaterra). Atualmente é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de língua inglesa, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; formação inicial e continuada de professores, tecnologias digitais em educação, aprendizagem de línguas mediada por tecnologias digitais (CALL), e educação digital. Também é membro da rede de coaprendizagem Colearn e da RRI Data da Open University.
Telma Cristina de Almeida Silva Pereira
Possui graduação em Letras (1987), especialização em Língua e Literatura Francesa (1989), mestrado em Letras (2002), na área de Política Linguística e Ensino de LE e doutorado na área de Estudos da Linguagem (2006). Fez estágios de formação pedagógica na Université de Montréal e na École Azurlingua. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de políticas linguísticas, educação bilíngue e de contato linguístico e sociolinguística.
Paulo Antonio Pinheiro Correa
É professor de língua espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, com mestrado e doutorado em Linguística e pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência nas áreas de Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente em Linguística Contrastiva e Interface cognição-sintaxe, na descrição do espanhol e do português.