A Universidade Federal Fluminense foi agraciada com o certificado de menção honrosa na 4ª edição do Prêmio Interamericano de Modelos Educacionais Inovadores no Ensino Superior (MEIN), realizado pela Organização Universitária Interamericana OUI-IOHE, em conjunto com a George Mason University.
O reconhecimento é fruto da bem-sucedida experiência com o curso “Minor em Desafios Globais: O Estudo das Desigualdades enquanto Ferramenta de Inclusão na Internacionalização”, promovido pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi).
Ao propor discussões em torno da temática desigualdades sociais, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o curso “Minor em Desafios Globais” é interdisciplinar e foi criado em 2021 com a proposta de complementar os estudos de discentes de graduação e pós-graduação.
Para Vitor Ierusalimschy, chefe de Divisão de Projetos da SRI e um dos colaboradores na coordenação do Minor, a ação traz enorme satisfação à equipe coordenadora do curso, que compartilha esta premiação com todos os docentes, cursos de graduação e programas de pós-graduação envolvidos, à Prograd, à Proppi e à gestão da universidade, todos fundamentais para a implementação e funcionamento do projeto.
“A menção honrosa no prêmio reconhece o aspecto inovador deste modelo de ensino, assim como seu impacto na formação discente, ao aproximar a experiência de internacionalização da comunidade acadêmica local e acrescer ao currículo de seus participantes uma certificação específica e voltada para temas de grande relevância na atualidade. A menção no prêmio consolida ainda mais o projeto institucionalmente, ressalta sua relevância e promove esta ação em escala internacional, atraindo mais membros da comunidade acadêmica global para contribuir e enriquecer o projeto. Somos muito gratos pela oportunidade de desenvolvermos esta ação, e compreendemos seu sucesso como reconhecimento da importância de consolidação de métodos inovadores de internacionalização acadêmica”, finaliza Vitor.
A 4ª edição do Prêmio MEIN ocorreu virtualmente, nos dias 19 e 20 de setembro, sob o tema “Sustentabilidade, Escalabilidade e Replicabilidade na Inovação no Ensino Superior”. A iniciativa visa promover a difusão, o compartilhamento do conhecimento e o intercâmbio de práticas educacionais inovadoras implementadas em Instituições de Ensino Superior (IES). Desde 2016, três edições do Prêmio MEIN foram realizadas na República Dominicana, Colômbia e México, que mobilizaram mais de 116 instituições de ensino superior membros do OUI em 16 países do continente.